Notícias

YAMAHA EM RITMO ACELERADO NO PROJETO DE MOTOR TURBO

YAMAHA EM RITMO ACELERADO NO PROJETO DE MOTOR TURBO

YAMAHA EM RITMO ACELERADO NO PROJETO DE MOTOR TURBO

29/12/20 - Notícias

 
Parece que os técnicos da fabricante japonesa Yamaha podem estar debruçados sobre a prancheta para acelerar o desenvolvimento de um futuro projeto de uma motocicleta com motor sobrealimentado com sistema turbo.

As primeiras informações que surgiram na imprensa europeia apontam que um protótipo de moto com turbo já está sendo trabalhado com base na plataforma da MT-10 equipada com motorização três cilindros da MT-09.
A expectativa dos engenheiros com essa montagem é conseguir com um motor menor de três cilindros turbinado números equivalentes aos do propulsor maior de quatro cilindros, especialmente, em termos de potência.

Mas o estudo vai além: a solução turbo é muito interessante também porque permite aos motores trabalhar de forma mais limpa, sendo capazes de produzirem maior potência com menos emissões de poluentes.
 
O grande desafio, porém, é descobrir a melhor posição para instalação e calibração do sistema turbo para alcançar os melhores resultados possíveis em termos de potência, consumo e emissões.

A tarefa não é fácil, mas o motor turbo não é necesseriamente uma novidade para a marca dos três diapasões, pois os snowmobiles (veículos para neve) da linha Genesis já contam com motorização três cilindros turbo de 998 cm³ e potência na faixa de 200 cavalos.